Visitantes

sexta-feira, 1 de julho de 2016

COMPOSTAGEM: DO LIXO PARA A HORTA

Você já parou para pensar na quantidade lixo produzida no Brasil? Para onde vai todo esse lixo? Que tipo de lixo é esse? Podemos dizer que o lixo virou o problema a partir da revolução industrial, mas a preocupação com o mesmo, apenas começou no fim do século XIX aqui no Brasil e ainda está muito longe de ser resolvido. 

Para atenuar essa situação foram pensada várias maneiras de combater o excesso de lixo, uma delas é a Compostagem. A Compostagem não é uma técnica nova, por exemplo na China, ele vem sendo aplicada há alguns séculos. Na Europa, foi usada durante os séculos XVIII  e XIX pelos agricultores que transportavam os seus produtos para as cidades em crescimento e regressavam às suas terras com resíduos sólidos urbanos para utilizá-los como corretivos orgânicos do solo. 

Antenados com essa problemática, os professores Antônio Silveira, Antônio Ferreira, José Ribamar Miranda e Regilza Rodrigues Carvalho criaram a eletiva Compostagem que é um processo de transformação de matéria orgânica em adubo orgânico. A professora Regilza Carvalho falou sobre a eletiva. 
 
Alunos trabalhando com o processo de compostagem (créditos: Hosana Beatriz)

Blog Iema: como surgiu a ideia de criação dessa eletiva?

Regilza Carvalho: A ideia surgiu da necessidade de trabalhar ao mesmo tempo a Biologia e a Química, dentro de uma perspectiva de interdisciplinaridade, então pensamos na ideia da Compostagem, que é uma alternativa de reutilização das sobras de comida durante as refeições. 
Professora Regilza Carvalho com os alunos (créditos: Hosana Beatriz)

Blog Iema: quais os objetivos da eletiva?

Regilza Carvalho: o principal objetivo é que o aluno possa aprender sobre o processo de compostagem e que o resultado desse trabalho seja utilizado nas plantas da própria escola. 

Blog Iema: quais os benefícios da compostagem?

Regilza Carvalho: a produção do adubo orgânico não é tóxico, químico e não polui o meio ambiente, pois é produzido a partir das sobras de alimentos que iriam para o lixo. É uma alternativa saudável para o homem e o meio ambiente em substituição ao adubo químico que pode trazer danos para o ser humano e para a natureza. 

Resultado do trabalho em sala de aula (créditos: Hosana Beatriz)
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil, praticamente isso tudo vai para os aterros sanitários e não recebem nenhum tipo de tratamento. 
Alunos da eletiva Compostagem (créditos: Hosana Beatriz)

Como diz um famoso intelectual, se quiser o mundo, comece pela sua aldeia. Assim, os alunos do Iema que ingressaram nessa eletiva estão dando um passo importante para a transformação do mundo, primeiro sua escola, depois seu bairro e quem sabem onde isso vai parar? Vamos aguardar os frutos desse trabalho em breve em nossa cidade.

por: Hosana Beatriz 

Um comentário: