Visitantes

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ALUNOS DO IEMA NA CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO.

Na última terça-feira (01/11) os alunos do IEMA São Luís, foram convidados a participar de uma palestra sobre o dia internacional do combate a corrupção. Com a presença do órgão  do estado Secretaria de Transparência e Controle que por meio de processos busca combater a corrupção no Maranhão e entre outras autoridades.
 
créditos: Hosana Beatriz
O evento ocorreu no auditório do palácio Henrique de La Roque houve duas palestras com os temas: O que é a corrupção? ( Secretária de transparência e controle)  ministrada pelo secretário Rodrigo Lago e  Trapacear não é brincadeira, ministrada pelo secretário-adjunto  Steferson Ferreira, que mostrou diversas situações cotidianas onde se estabelece uma pequena corrupção.

Eles aproveitaram para lançar um concurso com o objetivo de combater a corrupção e conscientizar a população,  terá a participação dos alunos do IEMAS  de todo estado.  Ele será dividido em três categorias: Folders( no máximo 3 alunos na equipe), Curtas-metragens( no máximo equipe de 2 alunos com duração do curta de um minuto e meio) e por último Fotografia (individual).

Os prêmios serão os seguintes:
1º lugar à Tablet e certificado de participação.
2º lugar à Baterias externas e certificados de participação.
3º lugar à Pendrive e certificado de participação.  

Todos os trabalhos devem ser originais ou referencias, as inscrições podem ser feitas pelo na biblioteca do IEMA UP São Luís, ou no site www.secti.ma.gov.br. A divulgação do resultado será no 7 de Dezembro após uma programação,  na qual os vencedores serão premiados.


A iniciativa das palestras foi muito bem aceita pelos alunos do IEMA,  embora a dinâmica da palestra não tenha envolvido os jovens presentes.  A corrupção é um problema nacional enfrentada de maneira superficial em quesito dos pequenos “deslizes” cometidos pela população: furar filas, roubar wifi do vizinho, guardar o troco a mais, entre outras coisas. Infelizmente isso faz parte da cultura brasileira, mas a educação é uma forma de mudar essa cultura, pois ninguém nasceu desonesto, as pessoas aprendem, como diria Nelson Mandela, se podem aprender a fazer algo ruim, podem aprender a fazer algo bom.


redação: Maiza Aguiar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário