Visitantes

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CONHECENDO O COSMO NO IEMA

Ontem (09), a eletiva Conhecendo o Cosmos proporcionou aos alunos do IEMA uma aula prática de observação dos astros celestes em parceria com a SAMA (Sociedade de Astronomia do Maranhão).  

A SAMA foi fundada por dois ex-estudantes do colégio Marista em 1976 com registro oficial em 1988. Tem como objetivo o estudo de Astronomia e outras ciências afins e com a missão de estimular e liderar o interesse da sociedade maranhense nessa área.

As atividades tiveram início às 16h no auditório do IEMA com uma palestra intitulada “O que é Astronomia” ministrada pelos professores Manuel Ricardo e Richardson Borges.  Ela serviu para introduzir os alunos nos estudos sobre esse importante ramo da ciência e matar a curiosidade daqueles que só ouviam falar em Astronomia por meio de filmes.
PALESTRA O QUE É ASTRONOMIA COM O PROFESSOR MANUEL RICARDO (CRÉDITOS: ANDRESON LIMA)

A estudante do primeiro ano Raphaela Dionice da turma 103 falou sobre a eletiva: “desde criança eu sempre tive muita curiosidade sobre o Cosmos, saber sobre a criação do nosso planeta, a eletiva está me proporcionando um aprendizado que eu não encontraria nas aulas comuns”.

Depois da palestra, a equipe do SAMA montou um telescópio no pátio da escola, onde os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a lua de uma maneira que eles nunca tiveram a oportunidade de ver antes. A observação foi conduzida pelo professor Wendell Monteiro, que é o atual presidente do SAMA.
TELESCÓPIO MONTADO NO PÁTIO DA ESCOLA (CRÉDITOS: ANDRESON LIMA)

“Eu sempre achei muito interessante esse ramo da ciência e nesse pouco tempo de eletiva já tive oportunidade de aprender bastante coisa. Esse tipo de aula torna o aprendizado bem mais dinâmico”. Disse Poliana Santos, estudante do terceiro ano, sobre a aula prática de observação dos astros.

Os trabalhos da eletiva são tutelados pelos professores Elba Abreu (Geografia)  e Antônio Carlos (Física), foi criada com o objetivo inserir os alunos no mundo dos estudos dos Cosmos. 

"O adolescente não vê a Astronomia como nós, da Física. Eles tem a visão do cinema, da fantasia, do lúdico. Então, precisamos fazê-los ver que existe um sistema solar e mostrar que nossa relação com o planeta também faz parte da Astronomia. Até porque, no início do ano, fizemos um diagnóstico e percebemos a dificuldades dos alunos nessa área, alguns até estavam confundindo-a com Astrologia". Pontuou o professor Antônio Carlos. 



Redação: Andreson Lima e Stefhany Keity


Nenhum comentário:

Postar um comentário