Visitantes

terça-feira, 15 de novembro de 2016

CINEMA EM AÇÃO NA FEIRA DO LIVRO

A eletiva Cinema em Ação  das professoras Jozenilma Matos e Adriane Reis, que conta com a colaboração dos professores Idovaldo Cunha e João de Deus, programou uma aula especial no Centro Histórico de São Luís.

No último dia 09 de novembro, em meio à 10ª Feira do Livro de São Luís, os alunos foram ao Cine Praia Grande para assistir uma animação chamada O homem da lua, logo após foi exibido o filme do diretor Hector Babenco, O Passado. O filme é baseado no romance de mesmo nome de Allan Pauls e Josely Vianna Batista.

A professora Jozenilma Matos falou sobre essa aula: “o principal objetivo é produzir uma aula mais dinâmica, aproveitar esse movimento cultural produzida pela Feira do Livro e também inserir nossos alunos no mundo do cinema”.
 
Professora Jozenilma Matos no Cine Praia Grande (créditos: Paloma Santos)
O planejamento contou com uma visita técnica aos bastidores do cinema, já que eles possuem no seu acervo o antigo projetor do Cine Éden. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sala de projeção e vê tudo o funcionamento da aparelhagem usada na exibição dos filmes.
 
Antigo projetor do Cine Éden (créditos: Adriane Reis)

Aparelhagem do Cine Praia Grande (créditos: Adriane Reis)


“Essa visita faz parte nosso passeio pela história do cinema em São Luís. Foi muito interessante, pois tivemos oportunidade de conhecer um projetor que é só utilizado nos grandes festivais de cinema”. Disse a professora Adriane Reis sobre a visita aos bastidores do Cine Praia Grande.

O projetista Márcio Vasconcelos mostrou aos alunos as diferenças principais da exibição dos projetores antigos para os modernos.  A eletiva ainda irá visitar os locais onde funcionavam os cines Passeio, Rex e União.
 
Alunos conhecendo o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (créditos: Adriane Reis)
No fim da visita técnica, os alunos e professores passearam pela Feira do Livro para apreciar as apresentações, conhecer os stands e comprar alguns livros.

redação: Andreson Lima
produção: Paloma Santos e Emanoelly. 

Um comentário: