Encerrou hoje (29) o projeto idealizado pela professora
Mayara Carvalhal sobre inclusão social no esporte, o evento teve início com uma
visita ao Centro de Treinamento Paradesportivo da Ufma. Lá, os alunos puderam
observar os espaços destinados para treinamento e prática esportiva para as
pessoas com deficiência física.
Na universidade, os alunos tiveram contanto com diversas
modalidades como: voleibol sentado, golball, atletismo e basquete em cadeira de
rodas. Alguns alunos tiveram a oportunidade de fazer uma experiência muito
interessante, praticar o basquete de cadeirantes. Assim, vivenciaram na prática
as dificuldades que os atletas enfrentam no esporte e também no cotidiano.
Na quinta (24), o IEMA teve a honra de receber o time de
futebol de 5 da Escola de Cegos do Maranhão (ESCEMA). Que além da demonstração do
jogo, conversaram com os alunos falando de suas experiências dentro do esporte.
Jogo de Futebol de 5 com o craque da seleção Jhonatas de camisa branca e calção verde (créditos: Mayara) |
“Meu primeiro contato com futebol de 5 foi na escola de
cegos em 2008. Como toda criança sonha em jogar futebol, eu não fui diferente”.
Falou Jhonatas Macena destaque da seleção brasileira de Futebol de 5.
Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo
indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios
de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas.
Durante as Olimpíadas das APAEs, em 1978, foi organizado, na cidade de Natal
(RN), o primeiro campeonato da modalidade. Em 1984, ocorreu a primeira Copa
Brasil, em São Paulo. Posteriormente, a Seleção Brasileira participou de edições
da Copa América, conquistando o ouro em 1997, 2001 e 2003. Em 1998, o Brasil
foi ainda o campeão do primeiro Mundial, realizado em Paulínia (SP).
A modalidade só entrou para o programa dos Jogos
Paraolímpicos em Atenas-2004. E o Brasil é, até hoje, o único campeão. O
futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com
algumas alterações nas regras tradicionais.
A culminância desse projeto foi a exposição de fotos com o
tema “Um olhar sobre a inclusão”. Que tinha como objetivo principal,
conscientizar a comunidade escolar da importância dos esportes paradesportivos
como meio de inclusão social de deficientes físicos.
Exposição de fotos do projeto Um olhar sobre a inclusão (créditos: Andreson Lima) |
“Essa exposição serve para mostrar que por maior que seja
dificuldade deles, eles conseguem superar com muita força de vontade e coragem”.
Declarou a aluna Lucivânia Gonçalves da turma 103.
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